Lançamento do podcast Parentalidade Wi-Fi

Podcast Parentalidade Wi-Fi já disponível em Anchor, Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts

O Abacateiro no Algarve tem um podcast, o Parentalidade Wi-Fi que já está disponível no Spotify, no Google Podcasts e no Apple Podcasts entre outras plataformas que poderão consultar aqui. No podcast Parentalidade Wi-Fi vamos falar de conexões, sem fios, entre pessoas (com forte incidência nos pais e nos filhos) e entre pessoas e gadgets.

(Fonte: Imagem de mohamed Hassan por Pixabay)

A ideia do podcast Parentalidade Wi-Fi nasceu com o Covid-19. No Carnaval de 2020 a minha filha mais velha ganhou um telemóvel em segunda mão e como compensação para a mais nova arranjámos um tablet. O timing não poderia ter saído mais perfeito. Entretanto veio o confinamento de Março de 2020 que nos fechou em casa, mas os avós de Sintra e os avós de Loulé passaram a lanchar diariamente por videochamada com as netas.

Porquê?

Porque o Wi-Fi esteve sempre disponível na casa do Abacateiro e a conexão entre pessoas sempre foi uma prioridade familiar, não deixando ninguém de fora, principalmente os avós, esses maravilhosos migrantes digitais.

Parentalidade em contexto digital

Nós hoje vivemos num contexto digital que evolui e cresce de forma avassaladora e os nossos filhos têm uma forma de se relacionar com a tecnologia que é surpreendente.

Entre os receios comuns de pais do século XXI e a extrema confiança das crianças com gadgets, internet e plataformas de streaming, há muitos temas a trazer ao podcast Parentalidade Wi-Fi. Por exemplo, será que o “Wi-Fi” se intromete na relação entre pais e filhos, ou facilita a comunicação em caso de distanciamento? Enquanto pais estamos mais informados e confiantes ou assoberbados e alienados nos gadgets?

O assunto não é novo e está a ser amplamente discutido, seja no portão da escola dos nossos filhos ou em TedTalksm há anos, e afinal até há quem ache que a tecnologia veio facilitar alguns desafios da parentalidade:

Legenda: Parenting in the modern world | Kyle Seaman | TEDxMontreal
(2012). Legendado em Português

Sobre o podcast Parentalidade Wi-Fi

Portanto, o podcast Parentalidade Wi-Fi vai interessar especialmente a pais do século XXI. Alguns assuntos serão óbvios, outros serão difíceis. Duas vezes por semana serão lançados episódios novos, de 10 a 15 minutos de duração. Todo o conteúdo é assinado pelo Abacateiro no Algarve. Haverá partilha de informação sobre a Parentalidade Wi-Fi que se encontra bastante dispersa online. E se quiserem dar ideias ou sugestões, poderão fazê-lo aqui.

O podcast Parentalidade Wi-Fi do Abacateiro no Algarve que está disponível no Spotify, no Google Podcasts e no Apple Podcasts entre outras plataformas que poderão consultar aqui.

Sejam bem-vindos à Parentalidade Wi-Fi!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *